No dia 09/11/2018, a equipe CRAS- Centro de Referência da Assistência Social realizou as atividades de encerramento do Projeto Bebê a Bordo. O presente projeto visa o acompanhamento das gestantes nesta fase, na qual envolve adaptações psicossociais sendo essas, o preparo do ambiente para a chegada do bebê, as transformações físicas, emocionais e psicológicas.

Em cada módulo realizado, as Costureiras (facilitadoras) oferecem todo o suporte necessário no aprendizado e aperfeiçoamento das costuras e bordados do enxoval. O kit contém fraldas, mantas, roupinhas customizadas para bebês, dentre outros os quais são possíveis confeccionarem. Além de todo esse trabalho que contempla o preparo externo, os grupos Psicológicos com as gestantes também continuam em andamento, buscando-se aperfeiçoar e inovar as dinâmicas dramáticas aplicadas.

É através das vivências oportunizadas que as mamães vão construindo os vínculos mãe-bebê e organizando melhor as emoções, sensações e pensamentos relativos a este ciclo. Dentre elas, já foram realizadas diversas dramatizações que alimentam esta interação tão estreita, peculiar e necessária.

Para que os enxovais feitos pelas gestantes pudessem ser entregues e as atividades fossem finalizadas, estiveram presentes para prestigiar e apoiar todo esse processo, O Prefeito Municipal Roberto Nem, A Primeira Dama Ana Maria Almeida, A Secretária de Assistência Social Cleide Soares e toda a Equipe CRAS que se empenhou em mais este processo; além das Gestantes/Mães inseridas e participantes destes encontros.

O encontro finalizou-se com feedbacks muito positivos como um todo. Pela Administração, Gestão, Coordenação do Projeto, das gestantes participantes, Psicóloga, Costureiras, Assistente Social, Pedagoga, Técnicas do Programa Bolsa Família- A equipe CRAS. Assim, com muita satisfação emergiu-se o segundo e ultimo módulo de gestantes deste ano de 2018.

DSC_5951 DSC_5956 DSC_5957 DSC_5959 DSC_5963 DSC_5964 DSC_5965