Notícias|

No ultimo dia 26.10.2019 o CRAS em parceria das Instituições de apoio ( CREAS, Conselho Tutelar, Delegacia de polícia e escola Estadual Dr Martinho Marques) contribuintes no desenvolvimento das famílias do município de Taquarussu- MS, contou-se com os profissionais Delegado Caio Bicalho e Psicóloga Lorena Oliveira, a qual facilitou uma melhor compressão da noção de trauma concebida em termos da quebra na confiabilidade do ambiente. Essa noção de trauma tem significados diferentes em função do momento do processo de amadurecimento (fase do desenvolvimento que o sujeito se encontra- infância, adolescência, adulta).
Chamamos de abuso, um trauma, certa experiência vivida que leva à vida da alma num curto espaço de tempo, um acréscimo de estímulos tão grande que impossibilita o processo de elaboração. O que não pode deixar de acarretar perturbações duradouras no funcionamento psíquico.
A idéia de trauma envolve uma consideração de fatores pertinentes a dependência. O trauma é um fracasso relativo à dependência, que no primeiro momento é familiar e gradualmente se estende ao social; um tipo de destruição da pureza da experiência individual causada por uma invasão. Como a introdução da sexualidade na infância. Segundo Lorena, o processo de cura envolve a ressignificação do abuso.

O profissional especializado, psicólogo, pode oferecer condições para melhor lidar com os conteúdos estressores.
Em meio aos pontos trabalhados, ressaltou também a importância da prevenção, dos cuidados. Afinal, memórias não se apagam, se organizam. Sobre o custo do cuidado sempre ser menor que o custo do reparo.
Juntamente dos pais, responsáveis presentes na escola Estadual, foi possível melhor refletir, conscientizar para além do tema “Abuso e exploração sexual infantil”.

20191026_090711(0)
20191026_080949
20191026_080823

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close Search Window
Skip to content