A SEMAT (Secretaria Municipal de Meio ambiente e Turismo), realizou na ultima quinta feira dia 22 de julho, a 16º Coleta Itinerante de Embalagens de Agrotóxicos no Parque de exposição José Modesto Dias. Os produtores do município compareceram para descartar as embalagens de agrotóxicos de maneira correta sem agredir o meio ambiente. A campanha de recolhimento de embalagens acontece todos os anos é promovida pela Prefeitura Municipal através da Semat, com os parceiros INPEV, IAGRO e as revendas COCAMAR, BIO RURAL, COPASUL, ALVORADA, CAMDA E AGROJANGADA.

Segundo a Secretária de Meio Ambiente, foram atendidos 60 produtores rurais e uma quantidade de 3.600 quilos de embalagens que terão sua destinação correta. Líbano Jorge Chedid e Emerson Casuci Ferreira Engenheiro Agrônomo Fiscal Estadual Agropecuário do Iagro responsáveis pela fiscalização nas propriedades rurais e Wanderson Carlos França do INPEV estiveram presentes acompanhando o trabalho e ressaltou que Taquarussu tem destaque nesse procedimento de recolhimento de embalagens de agrotóxicos, muito bem organizado e divulgado para que todos os produtores devolvam as embalagens de maneira correta

.

A secretária reiterou o apoio do prefeito Clovis do Nascimento para a iniciativa e ressaltou que além de cuidados para que não haja contaminação do solo e rios, e ainda para a saúde do trabalhador rural e sua família.
As embalagens de agrotóxicos abandonadas ou armazenadas de forma inadequada podem provocar sérios danos ao meio ambiente e a saúde humana e dos animais e a contaminação das bacias hidrográficas.

O objetivo do recolhimento é de promover ações que colaborem com a preservação do meio ambiente, pois temos que pensar nas novas gerações, temos q pensar no futuro do nosso planeta ressaltou a secretária de meio ambiente Ludimila Costa Soares.