Notícias, Sem categoria|

Um grande número de famílias marcaram presença no encontro mensal de beneficiários dos programas sociais realizado no CRAS (Centro de Referência  de Assistência Social) nessa última quarta-feira dia (16.10.2019).

De acordo com o cronograma do setor que procura sempre abordar um tema diferente, a cada reunião realizada, com objetivo principal, passar informação referente  a prevenção e proteção básica.

Considerando a importante campanha Outubro Rosa (Saúde)  deste mês, a convidada para ministrar  ação foi a Enfermeira Bruna Ferreira Crivelli funcionária da Unidade do Hospital do Amor de Nova Andradina-MS.

O evento começou com vídeo e ações interativas após iniciou-se a palestra, sobre a patologia em questão “Cancer” com ênfase para o hábito da realização de exame, reforçando a importância do “conhecimento do próprio corpo por parte de cada mulher”.

Continuando o assunto a profissional mencionou que a valorização da autoestima é muito relevante e a pratica de atividade física, alimentação saudável dentre outras atividades são necessária para prevenir e diminuir risco, fatores estes que contribui para uma melhor qualidade de vida com “saúde”.

Ainda sobre o objetivo pontuou que o diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero, na maioria dos casos com o tratamento adequado ocorre a “cura”.

Ressalta que momentos como esse é favorável e possibilita a conscientização de falar sobre a prevenção. Assim foi possível discutir questões referentes ao autocuidado, e à importância do acompanhamento médico, através de exames periódicos, para um número maior de pessoas.

Bruna além de explicar o processo de cada exame ainda demonstrou técnicas para o conforto no momento de passar pela análise.

Ao final destacou os serviços oferecidos pela rede pública de saúde municipal e explicou como é a ligação com a Unidade Hospitalar. Expos também que na maioria das vezes necessita de mediações por meio da Secretaria de Saúde devido atender toda a região com acompanhamentos e realização de vários exames com métodos “avançados”. Explica que no local não realiza tratamento, somente procedimentos.

Para conhecimento:

“O movimento, conhecido como Outubro Rosa, é celebrado anualmente desde os anos 90. O objetivo da campanha é compartilhar informações sobre o câncer de mama e, mais recentemente, câncer do colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade”.

Agradecimento:

A equipe do CRAS, por meio das técnicas do setor do Cadastro Único, agradece à Profissional parceira, sendo a enfermeira Bruna Ferreira Crivelli pelo excelente trabalho.

20191016_135212(0) 20191016_131030