Notícias, Sem categoria|

O Projeto Papagaio-verdadeiro atua na região do Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema (PEVRI) e entorno desde 2015.  Esta é uma região de extrema importância biológica para este papagaio, também conhecido como “louro” e, ao mesmo tempo, com intensa prática ilegal de coleta de filhotes (atualmente também ovos). Estudos recentes indicam que esta coleta cruel de filhotes de papagaio-verdadeiro nesta região pode levar a espécie ao risco de extinção local.

Para reverter esse cenário, o Projeto Papagaio-verdadeiro, em parceria com a Prefeitura Municipal de Taquarussu – MS, iniciou essa semana o monitoramento da espécie, bem como a mobilização dos munícipes que residem dentro ou entorno do mosaico de Unidades de Conservação local (Área de Proteção Ambiental das Ilhas e Várzeas do Rio Paraná – APAIVRP), Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema – PEVRI e Estação Ecológica Veredas Taquarussu – EEVT).

Graças ao apoio da Secretária de Meio Ambiente e Turismo (SEMAT), Ludimila Costa Soares e sua equipe, os  Biólogos Caio Vinicius Prates e  Amanda Nobres, todas as cavidades de arvores que podem abrigar ninhos de papagaios-verdadeiros foram monitoradas, no período reprodutivo (agosto a novembro). Foram três dias de trabalhos intensos, com ajuda do Sr. Jairo e Sr. Zico, da Prefeitura Municipal de Taquarussu. A equipe percorreu diversas propriedades localizadas na região do Recanto e Tranchão, com grande potencial para reprodução dos papagaios, que serão revisitadas no segundo semestre de 2020.

papagaio (2)
papagaio-2-2