CREAS realizou  na tarde da ultima quinta-feira (29) em Taquarussu a finalização da campanha Agosto Lilás a ação “Agosto Lilás” e o programa “Maria da Penha vai á Escola”, instituídos no Estado por meio da Lei nº 4.969/2016, visando sensibilizar a sociedade sobre a violência doméstica e familiar e, também, divulgar a Lei Maria da Penha.

O evento aconteceu no auditório da Secretaria da Assistência Social e reuniu centenas pessoas que compareceram para tirar duvidas e ouvir as palestras, varias orientações foram repassadas como; as formas de violências domesticas físicas e psicológicas, como denunciar e onde procurar apoio.

A campanha foi desenvolvida pelo Centro de Referencia Especializado da Assistência Social (CREAS) em parceria com diversos seguimentos da sociedade como escolas, Irene Linda Ziolle Crivelli (municipal), Drº Martinho Marques (estadual), Programa Vale Renda, Policias Civil e Militar, CRAS, SEMAS, Centro de Atendimento a Mulher de Nova Andradina e fundamental apoio da Prefeitura Municipal.

Uma encenação foi realizada pelos integrantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Raio de Sol para ilustrar e ampliar a visão dos presentes sobre as formas de violência domestica.

Na ocasião duas palestras foram realizadas uma proferida pelo Delegado da Policia Civil Drº Caio Leonardo que abordou sobre os tramites que competem à policia referente a aplicação da Lei Maria da Penha e outra com a Psicóloga Janaína Couto Xavier do Centro de Atendimento a Mulher (CAM) que ministrou sobre as varias formas de violência domestica.

Estiveram presentes no evento o Diretor da Escola Municipal Daniel Berto, Diretora da Escola Estadual Ivanete Souza Ferreira, Gestora de Assistência Social Cleide Soares, Subcomandante do 2º GPM e 2º Sargento da Policia Militar Josicleide Barros, Delegado da Policia Civil Dr Caio Leonardo, Vereadora Santina F Lima, primeira Dama Ana Maria e o Prefeito Roberto T Almeida.

Durante discurso o chefe municipal destacou a importância da campanha de conscientização e reforçou a necessidade de a sociedade contribuir de alguma maneira para conter o avanço dos índices de violência contra a mulher. “Não é aceitável qualquer tipo de violência. Todos nós devemos trabalhar no sentido de incentivar a proteção, o diálogo, e mais importante, fazer a denúncia sempre que uma mulher for vítima de qualquer tipo de agressão”. Salientou.DSC_5566 DSC_5568 DSC_5570 DSC_5571 DSC_5572 DSC_5574 DSC_5576 DSC_5577 DSC_5579 DSC_5583 DSC_5585 DSC_5587 DSC_5590