Relatório Prosseguir Taquarussu – Semana 16

DECRETO ESTADUAL Nº 15.644 DE 31_03_2021

A partir da Recomendação nº 708/2021, o Governo do Estado, através do Programa Prosseguir, classificou o município de Taquarussu em BANDEIRA VERMELHA, pelo período de 29 de abril a 12 de maio de 2021.

A análise é referente a semana epidemiológica 16 (dias 18 a 24 de abril de 2021).

Desta forma conforme o Decreto Estadual 15.644, o toque de recolher no município permanece das 21 às 5 horas.

As recomendações apresentadas levam em consideração o enorme grau de dificuldade vivenciado pelos líderes públicos municipais, no momento de decidir sobre restrições do nível de atividade das empresas e da mobilidade de seus cidadãos trabalhadores.

Também considera que a responsabilidade pelos resultados aqui apurados não é somente do município. Tanto Estado, quanto União também têm muito a aprender e, principalmente, muito a fazer pelo cidadão e pelas empresas em um período de dificuldades tão extremas.

As ações diárias do Estado seguem as orientações dos documentos técnicos do PROSSEGUIR, o que reforça ainda mais a visão de que, se utilizarmos essas informações como referência de nossas ações, estaremos trabalhando de forma integrada e com muito mais chances de vencer a pandemia, com menos óbitos e em tempo mais curto, o que é fundamental para a atividade econômica e a ocupação de mão de obra no nosso estado.

Diante deste contexto, sugerimos para os próximos 15 dias (ciclo de mudança das bandeiras), as seguintes ações:

a) Determinar que apenas os setores classificados como Essenciais e de baixo risco (conforme anexo) continue em funcionamento, conforme Deliberação do Comitê Gestor do Programa PROSSEGUIR nº 02 de 22 de julho de 2020;
b) Definir para todos os setores em funcionamento que façam adesão e implementação de protocolos de bio-segurança em suas atividades;
c) Implementar toque de recolher conforme observado no Decreto Estadual;
d) Não permitir aglomerações.