No ultimo dia 21 de Novembro de 2018, a Escola Municipal Irene Linda Ziole Crivelli realizou o encerramento do Projeto “REPENSAR A INDISCIPLINA NO CONTEXTO ESCOLAR E SOCIAL, CAMINHOS PARA A DESCONSTRUÇÃO DA VELADA VIOLÊNCIA” que teve por objetivo promover uma mudança de olhar em relação à indisciplina, estudando conceitos de desenvolvimento moral e ético e adotando-os como conhecimento necessário ao processo educacional e melhorando assim a convivência destes alunos nas relações e meios sociais. O referido projeto teve duração de 01 ano e contou com a participação e parceria de várias entidades do serviço público como os Profissionais em Educação da escola (direção, coordenação, funcionários administrativos), Secretaria Municipal de Educação, Gestão Municipal, Ministério Público, Polícia Militar, Polícia Civil, Conselho Tutelar, CRAS, CREAS, Psicólogos, Assistentes Sociais do município além do empenho e participação brilhante de uma grande maioria dos pais.

O projeto nasceu mediante uma problemática enfrentada na escola em anos anteriores que suscitavam em agressões verbais, físicas e acúmulo de desrespeito por parte dos educandos, provocando em todos o desejo para a mudança de postura e melhora nas relações no espaço escolar. A participação dos pais e/ou responsáveis no projeto acrescia 5,0 pontos na nota de conceito dos alunos, prevista na Proposta Pedagógica. Além disso, foram momentos de extrema importância para todos os envolvidos uma vez que em cada encontro foram trabalhados temas e questões relevantes para o conhecimento de cada um, promovendo reflexões, momentos de partilha e cooperação para a resolução de conflitos, após este período percebemos por meio de análise de ocorrências um decréscimo grande em relação aos atos de indisciplina.

Em 2016 enfrentamos 109 ocorrências, sendo estas relacionadas a fortes indícios de indisciplina que terminaram em agressões físicas, verbais e pedagógicas, em 2017 este número veio para 63 diminuindo em grande parte as agressões físicas, mas permanecendo a agressão verbal e o descompromisso com as atividades escolares, já em 2018 com o auge do projeto este número baixou para 53 com uma redução quase a zero de agressões físicas e verbais, permanecendo de maneira reduzida apenas descompromisso com as atividades escolares por uma parcela pequena de educandos, temática esta que ainda precisa ser repensada por todos que compõem o espaço escolar, principalmente a família.

Durante este período tivemos os seguintes trabalhos desenvolvidos:

1ª etapa – 2017             Público: Professores                       Duração: 4h

Reflexões sobre os atos de indisciplina que existem em nossa escola.

2ª Etapa: 07 de Abril de 2018                 Duração: 4h                  Público: Professores

Formação Continuada aos professores de 6º ao 8º ano sobre a adolescência.

Tema: A adolescência como momento do desenvolvimento humano

O que é ser adolescente?

Como entender esta fase e resolver os conflitos com sucesso.

3ª Etapa:            Data: 21/05 com alunos, pais e professores – 60 min   Segunda-feira

Lançamento do Projeto: REPENSAR A INDISCIPLINA NO CONTEXTO ESCOLAR E NO MEIO SOCIAL DO MUNICÍPIO DE TAQUARUSSU.

Fala de um Representante do Ministério Público

Responsabilidade da família no processo educativo

Promotora de Justiça: Drª Bianca Mendes

Duração de 50min – Fala aos alunos e pais

4ª Etapa       Data: 14/06 – 60 min com professores     Quinta-feira

A melhor maneira de lidar com situações conflituosas em sala e não ficar doente.

Psicóloga Viviane Henrique de Oliveira

5ª Etapa       Data: 03/07– 60 min com alunos       Terça-feira

Direitos e DEVERES DO CIDADÃO – Disciplina/Indisciplina

Representante do Conselho Tutelar

6ª Etapa         Data: 09/08 – com alunos – 60min       Quinta-feira

Agressividade aos colegas e ao professor: causas e consequências

Psicóloga Lorena de Oliveira Souza

6ª Etapa         Data: 05/09 – com alunos e pais – 60 min             Quinta-feira

Representante da Policia Militar – Sgtº- Josicleide Barros da Silva

O que pode ser considerado como crime? O que é uma cadeia?

7ª Etapa         Data: 04/10 – com alunos 60 min       Quinta-feira

Representante da Polícia Civil – Aritana Osti de Oliveira

Os resultados dos pequenos atos infracionais ao longo da vida.

O que dizer do termo: “Podemos fazer tudo e não dá nada”.

8ª Etapa     – Pais e professores         Duração: 60min     CREAS

– Nas reuniões de pais previstas em calendário, trazer a equipe de assistente social e psicóloga do CREAS para conversar com os pais sobre “Negligência Familiar – Cuidados com os filhos ao vir para a escola”.

9ª Etapa     Data: 21/11 – Pais e professores         Duração: 60min     Quarta-feira

Delegado de Policia Dr Caio Leonardo Bicalho Martins

Tema: Atos infracionais e Bullyng.

Finalizamos este dia com a certeza de dever cumprido e com as palavras do Dr Caio Leonardo B. Martins que assumiu este dia falando aos pais, professores e demais convidados sobre “Atos infracionais e Bullyng” a você e a toda sua equipe o nosso muito obrigado. Além disso pela manha contamos com a presença da Promotora de Justiça Drª Bianca Mendes da Comarca de Bataiporã entre autoridades de instituições locais.

Agradecemos a parceria de todos que acreditaram em nossa proposta de trabalho e junto a nossa escola veio somar, um agradecimento especial ao Diretor Daniel Berto, a Secretaria Municipal de Educação Luciana Alves e ao nosso Prefeito Roberto Nem. Que Deus possa conceder a todos a recompensa que cada coração bondoso é merecedor…muito obrigado.

DSC_5979 DSC_5981 DSC_5982 DSC_5997 DSC_6003