Notícias|

?O resíduo rural doméstico tem adquirido características cada vez mais semelhantes ao urbano por conta de mudanças no padrão de consumo dessa população e ao melhoramento do acesso e proximidade aos centros urbanos.
✅Além do resíduo gerado dentro das casas a produção agrícola gera recicláveis, orgânicos e perigosos: embalagens de agrotóxicos e fertilizantes, esterco de animais, insumos veterinários, entre outros, dependendo das atividades realizadas em suas dependências.
✅Os resíduos inorgânicos, em especial os perigosos, necessitam de um destino adequado para que possam ser tratados corretamente.
♻️O reciclável muitas vezes é queimado ou enterrado pois na perspectiva dos moradores não há outra alternativa.
✅Já os resíduos orgânicos podem e muitas vezes são tratados e reaproveitados nas propriedades rurais mas tambem são simplismente enterrados.
?Alguns problemas podem surgir do aterramento desse material na propriedade sem qualquer tipo de tratamento: a penetração do chorume modifica as condições físicas, químicas e biológicas do solo e do lençol freático, alem de gerar gases tóxicos como o metano. Os processos de adubação verde e compostagem, minimizam esses possíveis impactos negativos, uma vez que obtém-se adubo orgânico como produto, absorvido pelas espécies vegetais sem gerar excesso de matéria orgânica no solo. A alimentação animal com excedentes de comida é tambem uma pratica bem comum nessas áreas.
Nenhuma descrição de foto disponível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close Search Window
Skip to content