Na data de 19/10/2021, a equipe de enfermeiros do município de Taquarussu-MS, participaram do Treinamento, sobre o uso do Cateter Port-A-Cath em pacientes que necessitam fazer o uso do dispositivo. Todo o treinamento foi ministrado pelo Enfermeiro Robson Pardini Junior, que iniciou sua formação técnica na Faculdade AGES DE ENFERMAGEM NA BAHIA-BA, onde estudou por dois anos consecutivos e vindo a concluir seu curso na Faculdade UNIESP DE FÁTIMA DO SUL.

Pardini tem ainda em sua formação quatro pós-graduações em UTI Adulto, Oncologia, Urgência e Emergência e Segurança no Trabalho. Possui ainda curso de ACLS no suporte avançado de vida em Cardiologia, em pacientes com Parada Cardíaca e Avc.   Em seu extenso currículo profissional, está o de punção Via Cateter Port-A-Cath, habilitado pela HAMMES CURSOS, onde o mesmo foi treinado para punção intra-óssea, via umbilical, picc tradicional e guiado por ultrassonografia.

A inserção do dispositivo é feita através de um procedimento cirúrgico simples, realizado pelo cirurgião vascular, é instalado após anestesia local, a duração costuma ser de 30 minutos à 1 hora e o paciente pode ter alta no mesmo dia. Se necessário, poderá até receber o medicamento logo após. O reservatório fica logo abaixo da pele na região torácica. Pode ser utilizado para a administração de medicamento ou coleta de sangue, com agulha especial. A punção é feita por uma enfermeira, após assepsia rigorosa do local.

Durante a punção, os pacientes sentem uma leve sensação de picada, que diminui gradativamente. O uso do dispositivo Cateter Port-A-Cath, tem as suas vantagens: durabilidade (até 2000 punções), menor taxa de infecção, evita punções freqüentes, conforto e mobilidade, dispensa uso de curativos. Tem maior eficácia do tratamento, uma vez que não ocorrem episódios freqüentes de flebites, trombose venosa e necrose por extravasamento da droga (medicamento). Participando do treinamento estavam as enfermeiras Flávia Zanchetta Santiago, Natália Jaques de Souza, Mirma Mayra Campisano Biasotto, Plyscilla Seeymour Barbieri Naide; as auxiliares/técnicas em enfermagem Cleiciane Mendes da Silva, Juliana Gomes Castelhano e o médico Luiz Antonio Hoscher Romanholi (da Unidade Mista Sagrado Coração de Jesus) e Thais Lima dos Santos (enfermeira da Unidade Básica de Saúde).

Todo o treinamento foi acompanhado de perto pela Secretária de Saúde Letícia Janaína e Ellen Barros diretora Administrativa da Unidade Mista. Cabe destacar aqui o apoio incondicional e o desempenho das respectivas gestoras na busca de um profissional capacitado para aplicar o treinamento no uso desse dispositivo, pois sabemos que hoje encontra-se no município um paciente fazendo uso do Cateter Port-A-Cath. Agradecemos então, ao paciente M.F.L., que está em uso desse dispositivo e nos permitiu fazer uso da sua imagem no treinamento com nossos profissionais, hoje é ele que vive essa realidade, amanha não sabemos, mais poderá ser qualquer outro paciente e caso isso venha a acontecer, já teremos uma equipe treinada e preparada para fazer o manuseio da punção de medicamentos via dispositivo. Gostaríamos de agradecer a participação dos profissionais de saúde ao treinamento e ao enfermeiro Robson Pardini, por ter aceitado o convite para treinamento de nossa equipe. Crédito da Informação: Genival Costa.